Diferença Entre DOC e TED – Qual Devo Escolher?

Se você já alguma vez fez uma transferência bancária já viu certamente que existem duas formas de a fazer, sendo elas através de um Doc e Ted.

E ao ter estas opções de escolha surge sempre aquela dúvida que é normal:

“Mas qual é a diferença entre Doc e Ted? Qual devo escolher?”

Para responder aqui a essa questão vamos lhe dizer o que é cada uma delas e quais são as diferenças entre ambas para assim você já saber melhor como escolher na hora que tiver de fazer uma transferência.

Pronto? Vamos lá ver isso então.

O Que é um Doc?

O Doc foi o que surgiu primeiro, o qual está limitado a transferências até R$ 4 999, não podendo se ultrapassar esse limite por nenhuma circunstância.

Outra das suas principais caraterísticas é o fato de demorar sempre pelo menos um dia útil até que seja creditado o dinheiro na conta da outra pessoa.

Se você fizer todo o processo antes das 16h pela caixa eletrónica ou antes das 22h pelo home banking, então o dinheiro irá cair na outra conta no dia seguinte.

Caso faça depois destes horários ou então num fim de semana/feriado, então só irá cair dois dias depois.

doc-e-ted

O Que é um Ted?

Este tipo de transação foi criada pelo Banco Central em 2002 como forma de inovar um pouco todo este processo.

Ao contrário do Doc, este apenas demora uns minutos para que o dinheiro saia da sua conta para a da outra pessoa se esta for feita até às 17h, senão irá ser só no dia seguinte.

Anteriormente existia um limite mínimo de R$ 1000, mas desde Janeiro de 2016 esse mínimo deixou de existir, não existindo também qualquer limite máximo.

Diferença Entre Doc e Ted

Se leu tudo até agora, já conseguiu perceber quais são as principais diferenças entre ambos os formatos.

O Ted é bem mais rápido e ótimo se tiver urgência para que o processo seja finalizado, mas tenha atenção que este não pode ser cancelado porque como foi dito, ao demorar apenas uns minutos nem dá tempo para qualquer verificação.

Já o Doc irá demorar um pouco mais, de 1 a 2 dias úteis consoante a hora em que for enviar o dinheiro. Este já permite que cancele todo o processo desde que o faça antes de ele ficar completado.

Apesar de atualmente já não ser fácil fazer erros nestas coisas porque se colocar alguma informação incorreta o dinheiro volta logo para trás mas mesmo assim, é uma forma de ter mais segurança.

diferenca-entre-doc-e-ted

A diferença oculta entre ambos é as tarifas cobradas.

Cada banco define quanto cobrar, por isso é importante saber o seu caso, especialmente se for uma pessoa que faça muitas transferências. Pode até ter uma tarifa alta e conseguir negociar com o banco para a baixar.

Por isso, o que deve ter mesmo em conta são os seguintes fatores:

  • Se é algo urgente de ficar feito;
  • Qual deles é mais barato em termos de tarifas;

Agora apenas cabe a você decidir qual deles prefere na sua situação.

Veja mais artigos semelhantes:

E então, já ficou a saber mais sobre qual é a diferença entre Doc e Ted, o que é ou qual escolher?

Deixe a sua resposta nos comentários junto com alguma dúvida ou sugestão com que tenha ficado após a leitura dos artigo.

Diferença Entre DOC e TED – Qual Devo Escolher?
5 (100%) 1 vote
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *